quarta-feira, 13 de julho de 2016

Halux Valgus- Joanetes!!

Derivado a uma herança de família, desde que me conheço que tinha no pé esquerdo aquilo a que chamamos joanete. Depois de anos a sofrer com dores, descobri o testemunho da Carla, do blogue "Arte e Manha". Após reunir alguma informação, decidi tratar do meu pé. Tal como foi vital para mim ler testemunhos, deixo agora o meu!

O 1º passo foi consultar uma médica de família, que analisou o pé e deu-me indicação que iria remeter para um ortopedista. Eu teria de aguardar para ser chamada a uma consulta da especialidade, uma vez que estou no Litoral, a lista de espera seria elevada, (mas desconfio que a médica não deu o devido seguimento ao meu pedido) esperei meses, meses e meses,( quando voltei a uma consulta familiar, a médica já não estava no Centro de saúde e o processo teria de ser iniciado).

Resolvi avançar para um ortopedista particular (através de seguro de saúde), na 1ª consulta o médico confirmou que teria de me submeter a cirurgia, fiz um RX para confirmar o nível de deformação, no meu caso 12º.

A cirurgia foi marcada, apresentei-me no hospital com 4h de jejum, a anestesia foi a epidural, com um reforço local. Foi uma cirurgia percutânea ( ou seja, feita através de 2 furos) e teve uma duração de sensivelmente 1h.

O pós-operatório não foi complicado, nem doloroso.Sai do hospital no dia seguinte, com um sapato apropriado (o Baruk, mas sem tacão) e apoiada por canadianas.Levei dois pontos que mantive 15 dias, enquanto fazia repouso e gelo. Ao fim de uns dias já conseguia andar apoiada. No meu caso, o mais demorado foi voltar a conduzir.Nunca tive grandes dores, os dedos ficaram um pouco negros, mas é normal. Só na mudança de pensos é que tinha dores..Quando tirei os pontos, o médico aconselhou-me a usar um separador entre os dedos até a cicatrização estar concluída.

A minha cirurgia foi feita à +- 2 meses, ainda sinto algum desconforto, em "bicos de pés" sinto alguma dor..O calçado ainda está condicionado, mas as dores e a deformação que tinha antes da cirurgia fazem com que tenha valido a pena!!Ganhei qualidade de vida e continuo a ganhar!!

Aconselho  quem tenha este tipo de problemas a procurar ajuda médica (e insistir) o quanto antes e não deixar o medo condicionar a nossa qualidade de vida, como eu fiz!
Bjos!!
Antes da cirurgia!
Antes da cirurgia!



Com o sapato Baruk!

Depois de tirar os pontos!


Depois de tirar os pontos!

Hoje!

Hoje!

Hoje!


12 comentários:

  1. Obrigada pelo teu testemunho e pelo comentário no meu blog, ando tão tentada a tirar os meus... mas tenho tantas dúvidas, medos e não me consigo imaginar 15 dias sem andar ....

    http://despertarosonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas Ana, os 15 dias a repousar não implica não andar. Nós conseguimos andar, não devemos é abusar. Eu conseguia fazer algumas coisas em casa, andava apoiada e ia fazendo o que conseguia. :-)

      Eliminar
    2. Ah mas você não fica sem andar! Fiz os dois pés juntos e hoje é o 5º dia e já tomei um banho sozinha!! Claro que com todo cuidado para não cair, não tenho subido e descido escadas mas no 2º dia subi um andar de escadas só com o sapato Baruk e apoiando no corrimão. É uma felicidade.... sem tamanho

      Eliminar
    3. Olá Tereza,obrigada pelo feedback.. Eu concordo que foi o melhor que fiz!!! :-)

      Eliminar
  2. Bom dia , eu já fui operada aos joanetes há 1 mês e uma semana tb com percutanea . É normal que ainda tenha o alto do joanete ? Parece que nem fui operada ao joanete, sim o dedo está alinhado mas ainda tenho os altos do joanete. O meu médico diz que baixa , mas será que baixa mesmo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andressa, em primeiro lugar quero pedir desculpa por não ter respondido antes.. No meu caso específico posso dizer que ainda mantenho um pouco o alto, e um ano e alguns meses depois existem alguns movimentos que ainda me causam um pouco de dor.. No entanto o meu grau de deformação reduziu bastante e as dores que sentia antes da cirurgia também... Concluo que valeu a pena.. ganhei qualidade de vida e faria novamente.. Um mês é pouco para ver os resultados, mas agora com 4 meses passados gostava de saber o seu feedback... :-)

      Eliminar
  3. Olá, Marya. fui operada no dia 16 de Novembro na qual fizeram 3 furos mas 1 deles no peito do pé, e que infeccionou. passado estas 6 semanas,tenho dor por cima no dedo grande mas não no sitio do joanete mas o pé fica muito inchado principalmente na zona do tornozelo, não sei se por ter tido o pé ligado durante um mês.
    obrigada pelo seu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lynda, obrigada pelo comentário..
      O meu pé também inchava muito, lembro que queria calçar determinados sapatos e não conseguia.. Penso que seja normal na recuperação..
      A dor que fala em cima do dedo grande, eu também senti, mesmo por cima do osso fininho do dedo..e ainda hoje se uso uns sapatos altos muito tempo, começo a sentir essa dorzinha..
      Ainda assim, após tanto tempo passado da cirurgia, continuo a afirmar que foi o melhor que fiz!!
      Bjs

      Eliminar
    2. Gente estou no 5º dia e não sinto dor nenhuma!! É normal?? Rsrs só um pouco de desconforto se fico de pé mais de 5 minutos

      Eliminar
  4. Boa tarde. Gostaria por gentileza de uma indicação de um profissional especialista em joanete para operar no Rio de Janeiro. Grata.

    ResponderEliminar
  5. Gostava de saber quanto tempo preciso para ser operado ao outro joanete fui. Operada ao pé direito e quero ser operada ao esquerdo

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde. Gostava de saber se alguma de vós consegue fazer exercício físico sem dores (pós-operação). Eu tenho duvidas sobre a operação porque gosto muito de jogar ténis.

    ResponderEliminar