quarta-feira, 13 de julho de 2016

Halux Valgus- Joanetes!!

Derivado a uma herança de família, desde que me conheço que tinha no pé esquerdo aquilo a que chamamos joanete. Depois de anos a sofrer com dores, descobri o testemunho da Carla, do blogue "Arte e Manha". Após reunir alguma informação, decidi tratar do meu pé. Tal como foi vital para mim ler testemunhos, deixo agora o meu!

O 1º passo foi consultar uma médica de família, que analisou o pé e deu-me indicação que iria remeter para um ortopedista. Eu teria de aguardar para ser chamada a uma consulta da especialidade, uma vez que estou no Litoral, a lista de espera seria elevada, (mas desconfio que a médica não deu o devido seguimento ao meu pedido) esperei meses, meses e meses,( quando voltei a uma consulta familiar, a médica já não estava no Centro de saúde e o processo teria de ser iniciado).

Resolvi avançar para um ortopedista particular (através de seguro de saúde), na 1ª consulta o médico confirmou que teria de me submeter a cirurgia, fiz um RX para confirmar o nível de deformação, no meu caso 12º.

A cirurgia foi marcada, apresentei-me no hospital com 4h de jejum, a anestesia foi a epidural, com um reforço local. Foi uma cirurgia percutânea ( ou seja, feita através de 2 furos) e teve uma duração de sensivelmente 1h.

O pós-operatório não foi complicado, nem doloroso.Sai do hospital no dia seguinte, com um sapato apropriado (o Baruk, mas sem tacão) e apoiada por canadianas.Levei dois pontos que mantive 15 dias, enquanto fazia repouso e gelo. Ao fim de uns dias já conseguia andar apoiada. No meu caso, o mais demorado foi voltar a conduzir.Nunca tive grandes dores, os dedos ficaram um pouco negros, mas é normal. Só na mudança de pensos é que tinha dores..Quando tirei os pontos, o médico aconselhou-me a usar um separador entre os dedos até a cicatrização estar concluída.

A minha cirurgia foi feita à +- 2 meses, ainda sinto algum desconforto, em "bicos de pés" sinto alguma dor..O calçado ainda está condicionado, mas as dores e a deformação que tinha antes da cirurgia fazem com que tenha valido a pena!!Ganhei qualidade de vida e continuo a ganhar!!

Aconselho  quem tenha este tipo de problemas a procurar ajuda médica (e insistir) o quanto antes e não deixar o medo condicionar a nossa qualidade de vida, como eu fiz!
Bjos!!
Antes da cirurgia!
Antes da cirurgia!



Com o sapato Baruk!

Depois de tirar os pontos!


Depois de tirar os pontos!

Hoje!

Hoje!

Hoje!


10 comentários:

  1. Obrigada pelo teu testemunho e pelo comentário no meu blog, ando tão tentada a tirar os meus... mas tenho tantas dúvidas, medos e não me consigo imaginar 15 dias sem andar ....

    http://despertarosonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas Ana, os 15 dias a repousar não implica não andar. Nós conseguimos andar, não devemos é abusar. Eu conseguia fazer algumas coisas em casa, andava apoiada e ia fazendo o que conseguia. :-)

      Eliminar
    2. Ah mas você não fica sem andar! Fiz os dois pés juntos e hoje é o 5º dia e já tomei um banho sozinha!! Claro que com todo cuidado para não cair, não tenho subido e descido escadas mas no 2º dia subi um andar de escadas só com o sapato Baruk e apoiando no corrimão. É uma felicidade.... sem tamanho

      Eliminar
    3. Olá Tereza,obrigada pelo feedback.. Eu concordo que foi o melhor que fiz!!! :-)

      Eliminar
  2. Bom dia , eu já fui operada aos joanetes há 1 mês e uma semana tb com percutanea . É normal que ainda tenha o alto do joanete ? Parece que nem fui operada ao joanete, sim o dedo está alinhado mas ainda tenho os altos do joanete. O meu médico diz que baixa , mas será que baixa mesmo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andressa, em primeiro lugar quero pedir desculpa por não ter respondido antes.. No meu caso específico posso dizer que ainda mantenho um pouco o alto, e um ano e alguns meses depois existem alguns movimentos que ainda me causam um pouco de dor.. No entanto o meu grau de deformação reduziu bastante e as dores que sentia antes da cirurgia também... Concluo que valeu a pena.. ganhei qualidade de vida e faria novamente.. Um mês é pouco para ver os resultados, mas agora com 4 meses passados gostava de saber o seu feedback... :-)

      Eliminar
  3. Olá, Marya. fui operada no dia 16 de Novembro na qual fizeram 3 furos mas 1 deles no peito do pé, e que infeccionou. passado estas 6 semanas,tenho dor por cima no dedo grande mas não no sitio do joanete mas o pé fica muito inchado principalmente na zona do tornozelo, não sei se por ter tido o pé ligado durante um mês.
    obrigada pelo seu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lynda, obrigada pelo comentário..
      O meu pé também inchava muito, lembro que queria calçar determinados sapatos e não conseguia.. Penso que seja normal na recuperação..
      A dor que fala em cima do dedo grande, eu também senti, mesmo por cima do osso fininho do dedo..e ainda hoje se uso uns sapatos altos muito tempo, começo a sentir essa dorzinha..
      Ainda assim, após tanto tempo passado da cirurgia, continuo a afirmar que foi o melhor que fiz!!
      Bjs

      Eliminar
    2. Gente estou no 5º dia e não sinto dor nenhuma!! É normal?? Rsrs só um pouco de desconforto se fico de pé mais de 5 minutos

      Eliminar
  4. Boa tarde. Gostaria por gentileza de uma indicação de um profissional especialista em joanete para operar no Rio de Janeiro. Grata.

    ResponderEliminar